domingo, 24 de março de 2013

Consciente e o Inconsciente X Espirito - C. G. Jung



Jung foi o pioneiro a estabelecer que o consciente e inconsciente existiriam em uma profundo estado de interdependência recíproca, sendo impossível o bem-estar de um sem o bem-estar do outro. Ao diminuir ou danificar a conexão entre esses dois estado, o homem adoeceria e sua vida ficaria despojada de significação. "Se o fluxo entre um estado e outro for interrompido por muito tempo, o espírito e a vida humana na Terra serão mergulhados no caos e na velha noite." (1993, pág 15). Assim para ele a consicência não seria um estado de espírito intelectual e racionalou da mente, nem dependeria somente a capacidade do homem para articulação. Ele concluiu que a consciência não seria apenas um processo racional e que o homem estaria errado em acreditar que ela e os poderes da razão fossem a mesma coisa. 




O termo persona designava a máscara usada pelos atores do teatro antigo. Jung apoderaa-se do termo para designar "a máscara" a maneira que usamos para nos mostrarmos na comunicação com o mundo, o modo que nós e os outros pensam que somos - o que parecemos ou desejamos ser. Ela seria úma zona intermediaria entre a consciência do eu e os objetos do mundo uma parte com o mesmo. Os moldes da persona seria retrados da psique coletiva.






sexta-feira, 1 de março de 2013

Longevidade uma vida plena e realizada






Ribeirão Preto - São Paulo 01 de março de 2013





"O carvalho é conhecido como o rei da floresta por causa de sua força. É considerado como símbolol de coragem, força e longevidade. O grande escritor alemão Johann Wolfang von Goethe (1749-1832) escreveu: vento e das intempéries, ele nada se torna; mas um século de batalha em meio ao ambiente torna- o forte e poderoso até que, depois de totalmente crescido, sua presença nos inspira, enchendo-nos de uma surpresa admiração." 

(Brasil Seyko, edição 1979, 21 de março de 2009, p.A3).

Ritmo Correto.

"Tendo a fé no Gohonzon como base, oramos agimos e brandamos em prol da felicidade dos outros. A manutenção desse ritmo correto direciona todo o nosso ser para a longevidade, saúde e felicidade."

Poder da Fé.

"Pode-se dizer também que a fé na Lei (Mistica é o principal catalisador da saúde e da longevidade" (Ibidem).

Ânimo e Coragem. 

"Vamos lutar e avançar não com impaciência, mas sim com tranquilidade. O que significa lutar sempre corajosa e animadamente. Não importam as ondas de adversidade com as quais nos defrontemos, devemos nos levantar e enfrentá-las com espírito de luta. Agindo dessa forma, estaremos de acordo com essa passagem. Este espírito direcionna nossa vida a saúde e longevidade. 

Força Revitalizadora. 

"De uma perspectiva de vida mais ampla, não há doença que não possa, em essência ser vencida pela força de uma fé inabálavel. Embora uma pessoa possa estar travando uma batalha contra a doença, enquanto ela mantiver uma fé forte e saudável poderá manifestar uma poderosa força revitalizadora dentro de sua vida e desfrutar um profundo estado de felicidade. Ess estado de felicidade é em si uma prova magnífica da transformação do carma, prova de que a pessoa venceu o demônio da doença."  (Brasil Seikyo n. 1.288, 10 de setembro de 1994, p.3)
 
Ingrediente Básico. 

"A sabedoria é o ingrediente básico para a saúde, a longevidade e a felicidade. O novo século da saúde, portanto, deve ser um novo século de sabedoria"  (Sabedoria na Saúde, p.16)

Novos Desafios. 

"As pessoas que estão sempre assumindo novos desafios, não importando qual seja sua idade, consegue viver com todo vigor. É assim que a vida deve ser. Nós, da SGI, além do mais, recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo, o supremo ensino da eterna juventude e da longevidade. Vamos seguir nosso caminho em direção ao ápice da vida, o cume do Kossen-rufu, armados com a Lei Mistica, ficando mais jovens a cada ano que passa enquanto continuamos a nos desafiar com a alegria e tenacidade e conquistamos vitórias e mais vitórias" (Brasil Seikyo, edição n 1.847, 10 de junho de 2006, p.A3)

Respeito aos Idosos.

"Sakyamuni acreditava que aqueles que valorizam e estimam os idosos aumenta sua própria longevidade, beleza, alegrias e força. Esse é um princípio que certamente está de acordo com a lei de causa e efeito. Uma sociedade que respeita os idosos respeita também a vida humana; e uma sociedade assim florescerá vigorosamente" (Ibidem, edição n. 1.420, ,5 de julho de 1997, p.4)

Aposentadoria.

"Não existe aposentaria do mundo da fé. Vários escritos budistas ensinam que os seres humanos podem viver até os 120 anos. Espero que vivam uma existência longa e vibrante enquanto se esmpenham continuamente para propagar o Kossen-rufu. É impostante viver de forma sábia. Fazer, por exemplo, muito exercício. Caminhe sempre que puderem. Descansem e durmam o suficiente. Por favor tomem cuidado para não ficarem esgotados.

"A fé é a base de tudo. Espero que orem ao Gohonzon todos os dias por sua saúde, com o espírito de que viverão mais de cem anos. Quanto mais viverem, mais amigos poderão ajudar, mais benefícios acumularão e mais contribuições poderão realizar em prol do Kossen-rufu" (Ibdem, edição n.1808, 20 de agosto de 2005, p.A4)

Honra.

"A longevidde é o próprio tesouro. Porém, a maneira como vivemos é ainda mais importante. Daishonin declara: "É preferível viver um único dia com honra a viver cento e vinte anos e morrer na desgraça.' (The Major Wrintings of Nichiren Daishonin v.2 p.238). (Brasil Seikyo, edição n.1523, de setembro de 1999, p.4)

Energia Vital  
 
 "Ainda que a existência de uma pessoa seja curta, se ela viver com abundante energia vital e morrer após ter criado grandes valores, podemos então considerar que desfrutou uma vida longa'. Além disso, não há 'longevidade' maior que a de ter contribuído para o Kossen-rufu e capacitado inúmeras pessoas a manifestar forte enerfia vital" (Ibdem, ediçõ n.1535, 11 de dezembro de 1999, p.3)

 

 (Brasil Seikyo, de 27 de agosto de 2011, edição n. 2097, p.A12)