quinta-feira, 18 de outubro de 2012

As Vertentes Budistas

Grande parte do que se conhece hoje sobre a cultura oriental reflete, na verdade, os preceitos das diferentes vertentes do budismo. Pode-se dizer que a famosa "disciplina oriental" do povo daquela região, de certa forma, tem influência de alguns aspectos da filosofia budista.



O budismo foi fundado na Índia há aproximadamente 2.500 anos por Siddharta Gautama ou Sakyamuni (560-480 a.C). Nascido como príncipe, nas colinas ao sopé do Himalaia, Sakyamuni renunciou à vida secular para buscar respostas sobre as questões fundamentais da existência humana, ou seja, a razão dos chamados quatro sofrimento da vida: nascimento, velhice, doença e morte. Durante anos, ele praticou austeridade, submetendo-se a uma disciplina rigorosa por acreditar que o caminho da iluminação estaria no desapego aos desejos mundanos que seriam a causa dos sofrimentos da vida. 
Entretanto, com essas práticas não conseguiu encontrar respostas. Assim acabou rejeitando-as e começou a dedicar-se a meditação até que finalmente chegou a iluminação. tornando-se Buda. 

Após ter atingido o estado de Buda, a primeira preocupação de Sakyamuni foi com a compreensão das pessoas em relação ao seu ensino ou à Lei da vida. Durante cinco semanas, ele permaneceu sentado sob a árvore bodhi, onde atingira a iluminação, refletindo se deveria ou não ensinar o que havia descoberto aos outros.

A felicidade da humanidade era o principal objetivo de Sakyamuni. Seu maior desejo era mostrar o caminho da iluminação a todas as pessoas. Mas hesitava em fazê-lo porque percebia a ameaça de diferentes interpretações sobre a verdade  que havia chegado, e o ensino precisava ser preservado em sua essência. 

Propagação ou preservação, aliás, é a questãao que está no cerne das divergências principais vertentes do budismo que surgiram pouco tempo depois da morte do Buda fundador (480 a.C). 


Primeiro Conselho 


Na época, os povos não tinham cultura da documentação e os ensinos de Sakyamuni não foram registrados. Uma das práticas freqüentes era a repetição ou memorização dos ensinos. Além disso, não havia um discípulo que pudesse ser considerado o sucessor de Sakyamuni.
Assim, os "Dez Grandes Discípulos de Sakyamuni" convocaram uma espécie de assembléia geral de discípulos para resgatar e registrar os ensinos do Buda. O encontro foi denominado "Primeiro Conselho" e reuniu cerca de 500 discípulos. 
O conselho também visava impedir a proliferação de interpretações errôneas sobre a Lei, já que o falecimento do Buda trouxe uma "atmosfera de liberação e mesmo frouxidão moral". E, ainda, Ordem Budista surgiu como alternativa às varias seitas do bramanismo ou hinduísmo, mas esta religião ainda era preponderante na Índia. 
Nos seus últimos anos de vida, Sakyamuni sempre incentivou os devotos tendo ao lado discípulos Ananda, que possuía uma memória notável. Foi em torno de Ananda e do discípulo Upali, conhecido como o primeiro em disciplina, que o conselho aconteceu. 
Sobre esses dois grandes discípulos, o presidente Ikeda comenta que "podemos ter certeza contudo, que não foi simplesmente a capacidade deles memorizar e recordar que qualificou Ananda e Upali para as tarefas que lhes foram designadas. Muito ao contrário, aconteceu isso porque eles eram, em certo sentido, encarnações vivas do ensinamentos do Buda. (...) Todo aquele que deseja sinceramente conhecer a Verdade e que trabalha com todo seu ser para absorver e reter cada palavra e frase que lhe são ensinadas descobrirá que lhe será impossível daí em diante dissociar-se de tais ensinamentos, mesmo que queira fazê-lo". 
À medida que os discípulos ouviam o ensino, colocavam-no em prática e, assim, faziam-no parte de sua própria vida. Portanto, a tradição da relação profunda entre mestre e discípulo, tida como um dos fundamentos cruciais para o desenvolvimento de organizações como a Soka Gakkai, remonta milênios e é a base da propagação e preservação dos verdadeiros ensinos budistas. 
No conselho, Ananda recitou os ensinos de Sakyamuni buscando a máxima precisão sempre dizendo "Assim eu ouvi...". Upali, por sua vez, ditou as regras e regulamentos que tratavam da disciplina dos devotos. Cada ensino foi analisado por todos os discípulos presentes e a versão final era consolidada com a "primeira recitação coletiva".

Interpretações diversas

O esforço do conselho foi de criar uma unidade doutrina. Mas, alguns discípulos não compareceram ao encontro e outros, mesmo participando do conselho, manifestaram que seguiriam. os ensinos tais como eles próprios haviam ouvidos e interpretado por meio do contato direto com Sakyamuni. Assim, desde essa época o budismo foi propagado em diferentes vertentes.
Apesar da diversidade, não houve tentativas de perseguição ou violência de uma vertente a outra, indicando um dos espíritos fundamentais do budismo: a tolerância e o respeito à vida humana.
Cem anos depois do Primeiro Conselho, a diferença de interpretação dos ensinos já era grande e um novo conselho foi realizado para tentar unificar as opiniões. Mas as divergências não foram vencidas. 
A Ordem Budista dividiu-se em duas vertentes: Theravada ou "Ensinamento dos Anciãos" e Mahasanghika ou "Membros da Grande Ordem". O budismo Theravada se propagou no sudeste da Ásia e é considerada a vertente conservadora que priorizou a preservação dos ensinos por meio da restrição dos discípulos a uma vida isolada nos monastérios. O budismo Mahasanghika se estabeleceu na Índia e se expandiu pela China, Coréia e Japão como vertente progressista que frisava o trabalho entre as massas e buscava a propagação do ensino do Buda. O budismo Mahasanghika também foi denominado Mahayana (grande veículo) e o budismo Theravada foi chamado de Hinayana (pequeno veículo). 
Esta cisão, juntamente com um conceito budista chamado zuiho bini, que permite que a religião seja adaptada aos costumes da região particular que se prega, desde que não haja violação dos preceitos da Lei, são a origem dos diversos tipos de budismo que existem hoje.


THERAVADA (HINAYANA)

Os discípulos veneravam o Buda Sakyamuni tão profundamente que acabaram desistindo da idéia de se tornarem budas em vida. Buscavam uma condição de vida elevada (arhat), diferente do estado de Buda, que só seria atingido no momento da morte.
O tempo como monge e o número de sutras e preceitos que o devoto podia citar de memória, além de habilidade de eliminar os desejos mundanos, determinavam o merecimento ao título de arhat. 

MAHASANGHIKA (MAHAYANA)

Destaca o conceito de bodhisattva: dedicação ativa para propagar os ensinos. Também ficou conhecida como budismo Mahayana. 
Em suas perspectiva provisória diferiu pouco do budismo Theravada, acreditando que a prática denevolente pela salvação dos semelhantes era algo que só o Buda poderia fazer.. Com a revelação do Nam-myoho-rengue-kyo e do Gohonzon por Nitiren Daishonin, assumiu o aspecto verdadeiro e possibilitou a propagação.

Arhat: significa dignidade e respeito.

Matéria: TC Junho de 2004

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