segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DOENÇA

As pessoas também a encarar a doença com medo e angústia só de pensarem na possibilidade de morte. Mas a doença não necessariamente conduz à o morte. Nitiren Daishonin diz "Da doença surge a mente que busca o Caminho". Ele afirma ainda: "Nam-myo-rengue-kyo é como o rugido de um leão. Que pode, portanto, ser um obstáculo?"

Em "Sobre a cura da doença cármica", Daishonin menciona seis causas da doença, com base na obra Grande Concentração e Discernimento, de Tient'ai. Elas são: desarmonia entre os quatro elementos comer e beber imoderadamente. prática imprópria meditação sentada, ataque  das maldades trabalho das maldades de seus comentários:

1. Desarmonia entre os quatros elementos: No antigo pensamento asiático, tanto o corpo humano como o mundo natural consistiam dos quatro elementos - Terra, Água, Fogo e Ar. No que diz respeito ao corpo humano esqueleto, os músculos e os órgãos são a terra: o sangue e os fluidos corporais  são a água: a temperatura é o fogo e a respiração, o ar. Acreditava-se que quando a harmonia entre os quatro elementos era rompida pelo clima fora de estação ou por outras influências, as pessoa adoeciam. Assim, era considerado importante viver de forma sábia e em sintonia com o ambiente.

2 Comer e beber imoderamente. Refere-se ao consumo excessivo de comida ou álcool ou a fazer refeições irregulares.

3 Prática imprópria de meditação sentada: em  termos gerais, pode ser interpretada como um estilo de vida insalubre e desequilibrado. Em outras palavras, as primeiras três causas da doença salientam a importância de uma dieta sensata e saudável, sono suficiente, exercícios regulares e estilo de vida equilibrado.

4 Ataque das maldades: Em termos contemporâneos, pode-se interpretá-la como os ataques ao corpo por causas exteriores. tais como vírus, e também o estresse.

5 Trabalho das maldades: "maldades" referem-se, às funções negativas que atuam na vida e são ativadas pelo estresse mental e psicológico e que fazem surgi os desejos ilusórios, tais como os três venenos (avareza, ira e estupidez). Essas funções negativas penetram profundamente na vida da pessoa, destruindo seu equilíbrio espiritual e o funcionamento apropriado do coro e  da mente.

6 Efeitos do carma: Referem-se a  doenças ou indisposições resultante do carma negativo criado tato nesta como em existências passadas.
Ikeda comenta ainda: "Apesar de as seis causas da doença é, na verdade, causada pelas diferentes combinações das seis. As quatro primeiras causas podem ser evitadas com alguma consideração e cuidando  de nossa parte. Temos de utilizar a sabedoria para encontrarmos um equilíbrio na vida, dormindo o suficiente e evitando o acúmulo de fadiga.

"A base da saúde e a forte fé que nos capacita a extrair uma forte energia vita, triunfar sobre as forças negativas e prejudicais e transforma o carma.

Na Parte final da série"Diálogo sobre Religião Humanística", Ikeda comenta também possuem em seu interior o poder de curar seus próprios males. Isso seria como subir uma ladeira íngreme e voltar novamente ao chão.

Daishonin diz: "O verdadeiro aspecto do mundo tríplice é o nascimento, a velhice a doença e a morte". (Gosho Zenshu, pág, 753). A doença, em si, é apenas um a aspecto da vida humana. Não podemos concluir que uma pessoa, só pelo de ter adoecido, é alguém derrotado.
Se for encarada dessa perspectiva, a luta contra a doença contribui para que as pessoas enriqueçam e se fortaleçam interiormente, pois as levam  compreender a vida humana, desenvolvendo nelas um espirito  indomável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário